dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Arroz  
Nova cultivar de arroz irrigado para a safra 2010/2011
A qualidade sensorial do arroz beneficiado com os grãos da SCS 116 Satoru foi alcançada satisfatoriamente
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Margareth Santos
05/02/2010

Uma nova cultivar de arroz irrigado com potencial genético distinto da maioria das variedades encontradas no mercado do Sul do Brasil acaba de ser lançada. A SCS 116 Satoru, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), sob a coordenação do pesquisador Moacir Antonio Schiocchet, é adequada ao sistema pré-germinado, tem produtividade média de 9,4 toneladas por hectare (nos experimentos a campo) e indicada para arroz branco e parboilizado.

— É mais uma alternativa que estamos disponibilizando aos produtores da região. Buscamos sempre incorporar qualidade na produção de grãos na lavoura e a ter boa aceitação do produto final no mercado consumidor. Esperamos, com a nova variedade, obter mais resultados financeiros e redução dos custos da produção, especialmente com os agroquímicos, por ter menos chances de ser afetada por doenças — afirma.

Nova cultivar de arroz
irrigado SCS116 Satoru:
branco e parboilizado

De acordo com Schiocchet, a nova cultivar estará disponível para os produtores a partir da safra 2010/2011. Ele destaca que a qualidade sensorial do arroz beneficiado pela indústria com os grãos dessa variedade foi alcançada satisfatoriamente. Dessa forma, foi obtido um bom índice de aceitabilidade pelo público consumidor. A Satoru pode ser cultivada em todas as áreas de Santa Catarina e, também, em outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

— A demanda por novas cultivares é constante na atividade agrícola. Estamos sempre buscando novidades para atender às expectativas dos produtores, no entanto, o tempo para a finalização da pesquisa pode durar até 12 anos. Por isso, tentamos lançar regularmente novos produtos, na intenção de melhorar os já existentes e satisfazer as exigências do mercado — comenta.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada